Sobral mais limpa: sensibilização sanitária e ambiental no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti.

    Poder Público

    23/04/2017

    Sobre o Projeto

    Descrição

    O projeto remete a mobilização social no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e a sensibilização sanitária ambiental, por meio da limpeza publica dos resíduos sólidos, com ações interventivas intersetoriais da gestão pública municipal junto à sociedade sobralense, com ações na comunidade e instituições públicas e privadas dos bairros com infestações prediais altas, no período de janeiro a junho de 2016. Para as ações foram realizadas palestras, peixamento, fiscalização, monitoramento, controle, notificação dos casos confirmados de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti, assim como sensibilização acerca da saúde ambiental por meio de mutirões de limpeza, blitz e campanhas educativas nesses locais, além de rodas de conversa na comunidade sobre a coleta de resíduos, destinação final, cuidado no lar, forma de prevenção, formas de transmissão, sinais e os sintomas e tratamento das doenças ocasionadas pelo mosquito.

    O que motivou a iniciativa

    O que motivou na implantação e implementação do projeto por meio das ações intersetoriais é o desejo de mudança através da sensibilização da população sobralense dos perigos das doenças ocasionadas pelo mosquito. Por ser um problema de saúde pública é de extrema importância à iniciativa de práticas voltadas para a erradicação do vetor e realização de campanhas de esclarecimentos sobre os cuidados com a coleta e destinação dos resíduos sólidos, pois em época de chuvas, tornam-se os grandes criadores do mosquito, os perigos a doença que possam vir a atingir diversos setores da sociedade, onde se reúnem vários grupos de pessoas como é o caso das escolas púbicas. Quando ações desta grandeza chegam nas instituições públicas e privadas, como no casos das escolas, Universidades, Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, entre outras instituições, a adesão da comunidade às propostas de prevenção alcançam resultados ainda maiores, pois é nestes meio que se encontram os principais formadores de cidadãos que a sociedade possui.

    Principais resultados

    O resultado das práticas educativas como: os mutirões de limpeza nos bairros semanalmente realizada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, palestras, eventos ambientais nas escolas, blitz educativas por meio da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, junto a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Terceiro Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, das Agentes Comunitárias de Saúde de aconselhamento, monitoramento, controle e combate do mosquito nas residências, palestras, rodas de conversa do Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Locais de Saúde na comunidade, práticas de promoção da saúde ambiental feita pelos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde dos bairros, tem surtido efeito. Em relação ao mesmo período do projeto houve uma redução importante nos casos de Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. As ruas se encontram limpas, o índice de infestação abaixo de 1% mantido. A população sobralense dos bairros que participou das práticas educativas demonstrou interesse nas ações, sendo estimulada a busca de conhecimento sobre o tema, autocuidado, cuidado da saúde ambiental do lar e comunidade. Durante as ações, houve incentivo à formação de multiplicadores de ações promotoras de saúde ambiental. Os relatos indicam que as atividades desenvolvidas, além de deixar o ambiente limpo, contribuíram para a redução e o controle da doença no município.

    Desafios Enfretados

    Ao analisar o diagnóstico local do município de Sobral sobre a saúde ambiental do município, foi visto bairros com grande número de resíduos, focos de Aedes aegypti, tornando-se um desafio a ser enfrentado pela gestão municipal. Os locais selecionados para implementação das ações se deram de acordo com o monitoramento dos índices de infestação predial elencados pela Secretaria da Saúde de Sobral/CE, através do Centro de Zoonoses, pois o município apresentava riscos de epidemia pelo Aedes aegypti, sendo que a meta é manter esse índice abaixo de 1%, e uma das problemáticas foram o grande número de resíduos sólidos nas ruas com índice de infestação alta, com aparecimento de doenças: Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. Destacam-se os bairros e distritos: Sinhá Sabóia, COHAB I, COHAB II, Monsenhor Aloísio, Expectativa, Alto da Brasília, Coração de Jesus, Betânia, Cidade Dr. José Euclides, Vila União, COHAB III, Dom José, Pe. Palhano, Sumaré, distritos de Aprazível, Baracho, Rafael Arruda, São Francisco, Jordão, Bilheira, Taperuaba e Patos. No abastecimento de água, um problema para o combate ao mosquito é o abastecimento irregular, como falta ou intermitência de água, porque leva a população a usar caixas d’água, potes e barris. E, sem tampas ou mal tampados, esses reservatórios são ideais para o mosquito Aedes aegypti procriar devido à água parada, limpa e em pouca quantidade. O mosquito só deposita seus ovos em recipientes de água potável e não potável, mas com pouco material em decomposição, por isso que esgotos também devem ser considerados. Nos resíduos sólidos, o problema está no acúmulo de resíduos como garrafas plásticas, embalagens, pneus e outros recipientes, nos quais a água da chuva se acumula. Isso ocorre tanto em imóveis como nas ruas e áreas de depósitos de lixo irregulares. O que representa riscos de epidemia pelo mosquito, senso que, a meta é manter o índice de infestação abaixo, a cidade limpeza, sensibilizar a população sobre o cuidado com o lar, a cidade, consequentemente com a saúde.

    Lições aprendidas

    A sensibilização sanitária ambiental no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, por meio da intersetorialidade e a mobilização da sociedade são reconhecidas como forma de participação social que tem como finalidade romper com a estagnação e evitar a acomodação dos indivíduos, colocando, para isso, os problemas em movimento e destaque na sociedade, utilizando-se essencialmente do estabelecimento de estratégias comunicativas. A prática surge como importante instrumento para a efetividade das políticas públicas ambientais e de saúde, constituindo-se como a convocação de vontades de diferentes sujeitos com um propósito determinado, para uma mudança na realidade em relação ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti. Recomenda-se a participação mais efetiva de todas as espera da gestão pública municipal, de todos os setores com o fortalecimento de ações e vínculos na comunidade e consequentemente a coparticipação de todos no combate ao mosquito. Compreendendo o papel transformador da coparticipação de todos os setores da sociedade, propondo-se buscar mudanças de comportamento e de atitude sejam efetivas na população, a fim de promover a sensibilização dos sobralenses em relação ao meio ambiente limpo e ecologicamente equilibrado.

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Secretaria de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente/ Superintendência da Autarquia Municipal de Meio Ambiente-AMMA/ Prefeitura Municipal de Sobral/CE
    CNPJ
    07598634000137
    Endereço
    R. Viriato de Medeiros, 1250 - Centro, Sobral - CE, 62011-060
    Equipe Técnica
    1. José Wilson Angelim - Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente-AMMA 2. Lívia Alves de Souza - Coordenadora de Educação Ambiental e Articulação Social-SEURB/AMMA 3. Leidy Dayane Paiva de Abreu – Educadora Ambiental - SEURB/AMMA 4. Erandir Cruz Martins – Educador Ambiental/Chefe de Serviços- SEURB/AMMA 5. Fábio Cezário Peixoto - Educador Ambiental- SEURB/AMMA SEURB/AMMA 6. Auxiliadora Cirliane de Moraes Viana - Gerente da Coleta Seletiva/SECONV Camila Vasconcelos Gomes - Técnica Ambiental-SECONV 7. Benedita Neves Vidal - Núcleo de Mobilização e Participação Social- Secretaria de Saúde 8. Jorge Vasconcelos Trindade - Secretário de Conservação e Serviços Públicos/SECONV
    Instituições Parceiras
    1. Autarquia Municipal de Meio Ambiente 2. Secretaria de Conservação e Serviços Públicos 3. Secretaria Municipal de Saúde 4. Conselho Municipal de Saúde 5. Secretaria de Agricultura e Pecuária 6. Terceiro Batalhão de Polícia Militar Ambiental

    Categorias

    Executivo - Municipal
    Limpeza Urbana

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas